Colégio
Municipal Prefeito João José de Oliveira
Projeto:
“FESTA DAS NAÇÕES”
Profª
Bruna Soares Rocha
Unidade:
Ensino Fundamental I Séries: 3º Ano B
Nome do Projeto:
Festa das Nações “CAMARÕES” Duração: 6 meses (março, abril, maio,
junho, julho, agosto e setembro)
Áreas Envolvidas:
Artes, Música, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Informática.
Justificativa:
Tendo em vista que a Copa
do Mundo será sediada no Brasil, o projeto visa apresentar aos
alunos a história, as culturas e os costumes dos países que aqui estarão.
Objetivo geral: Conhecer
e explorar a diversidade de culturas existentes pelo mundo.
ETAPAS
|
ESTRATÉGIAS
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Investigação
do conhecimento prévio dos alunos.
APRESENTAÇÃO
DA HISTÓRIA:
-
História do país (Surgimento, desafios enfrentados, fatos históricos
importantes registrados);
- Danças, músicas e ritmos;
- Comidas típicas, vestimentas e linguagem;
APRESENTAÇÃO
GEOGRAFICA:
-
Número de habitantes;
-
Clima (fauna e flora).
ECONOMIA
- Investimentos, rendimentos e aplicações
em áreas públicas;
- País considerado desenvolvido ou não.
SOCIAL
- Atendimento em geral à população;
- Indicie de miséria e pobreza;
- Predominância de classe (baixa média ou
alta).
ESPORTE
- Tradição no país e modalidades;
- Ranckin e classificações em Olimpíadas,
copas e campeonatos, craques e curiosidades.
|
-Perguntas
orais;
-Aulas
expositivas e demonstrativas, teóricas e práticas;
-Discussões
sobre os assuntos pautados com opiniões dos alunos;
-Levantamento
de dados e estatísticas;
-
Pesquisas em livros e internet;
-
Visualização de danças, músicas e vídeos que contemplem a cultura do país
trabalhado.
|
-
Conhecer a história de um país diferente do nosso;
-
Estabelecer relação entre o país e sua localização geográfica, bem como,
localização do continente;
-Explorar
a criatividade do aluno evidenciando a pesquisa e a troca de experiências
como obtenção de novos conhecimentos;
-Utilização
de todos os materiais disponíveis e necessário para alcançar os objetivos
propostos.
|
-
Participação individual e coletiva dos alunos;
-
Reprodução da bandeira de Camarões pelos alunos;
-
Questões sobre os assuntos trabalhados em sala, como interpretação de texto;
-
Localização do formato e do continente de Camarões no Mapa-Mundi;
-
Reconstrução de algumas das tipicidades do país como (comida, vestimenta ou
dança)
-
Desenhos de pessoas com as características camaronesas;
-
Exposição de todos os materiais coletados, confeccionados e trabalhados
durante o ano letivo.
|
Bruna, que bom que conseguiu colocar seu projeto no blog. Fiquei contente! Parabéns!
ResponderExcluirProfa. Morgana.